sábado, 3 de julho de 2010
QUE VANTAGENS TEREI DEPOIS DE ME TORNAR UM CIDADÃO ITALIANO?
Sempre de posse de um passaporte italiano que, ao contrário do que muitos pensam, tem a cor vinho.
Poucas pessoas sabem disso, mas cidadãos italianos não necessitam de visto de entrada para entrar nos EUA e Canadá.
Se você tem tido seu pedido de visto constantemente negado por ser brasileiro, que tal entrar sem visto, usando seu passaporte europeu?
Ou ainda, se você tem o hábito de ir sempre aos EUA, que tal parar de se preocupar com a validade de seu visto ou com as constrangedoras entrevistas no Consulado Americano?
Além de abrir um sem número de portas na Europa, a cidadania italiana é ideal para aqueles que pretendem estudar na Europa, fazer sua pós graduação e posteriormente fixar residência em qualquer um dos países da União Européia.
Há descontos consideráveis para aqueles que são cidadãos italianos e pretendem estudar na Europa. Alguns ex-clientes, já com sua cidadania reconhecida, garantem que existem descontos extremamente generosos aos estrangeiros que possuem a dupla cidadania.
QUEM PODE REQUERER A CIDADANIA ITALIANA:
1 - Seu avô nasceu na Itália; ele deu origem a seu pai no Brasil, que originou você. Neste caso, você tem direito à cidadania italiana, independente dos anos de nascimento.
2 - Sua avó nasceu na Itália; ela originou seu pai no Brasil, que originou você. Você terá direito à cidadania italiana caso seu pai tenha nascido depois de 01/01/1948; se ele nasceu antes desta data, ele não tem direito, bem como você.
3 - Seu avô nasceu na Itália, originou sua mãe que originou você. Você terá o direito caso tenha nascido após 01/01/1948;
4 - Sua avó nasceu na Itália, originou sua mãe que originou você. Você terá o direito caso sua mãe tenha nascido após 01/01/1948; Veja Detalhes
BISNETOS DE ITALIANOS:
Se você é bisneto(a) de italiano(a):
São aplicadas as regras acima para seu pai/mãe. Se ele/ela tiver direito, você também tem.
TRINETOS:
Se você é trineto(a) de italiano(a):
São aplicadas as regras acima para seu avô ou avó; Se ele/ela tiver direito, você também tem.
CIDADANIA ITALIANA PELO CASAMENTO:
As esposas de cidadãos italianos (nascidos na Itália ou de dupla cidadania)
adquirem automaticamente a cidadania italiana (conservando a cidadania original) se o casamento aconteceu até 27/04/1983.
Em casamentos ocorridos após 27/04/1983 a esposa não tem direito automático à cidadania italiana, podendo porém entrar com o pedido de naturalização a partir do 3° ano de casamento.
OBS: Maridos de cidadãs italianas (nascidas na Itália ou de dupla cidadania) não têm direito à cidadania italiana em nenhuma hipótese.
Primeiros procedimentos:
Verifique onde seus parentes, nasceram, casaram e faleceram no Brasil e solicite as certidões.
Procure estas certidões nos cartórios de registro civil.
Nestas certidões, você talvez encontrará, a província e comune de seu ( avô e avó, bisavô e bisavó, ou Tataravô e Tataravó, italianos ) ou talvez somente, natural da Itália. Neste caso, você deverá perguntar aos
seus parentes de que província italiana eles eram naturais.
É o mínimo de informação necessária para começar as buscas.
Pela região e por outros meios de pesquisa, também é possível fazer buscas, mas, é bem mais complexo.
SITES QUE PODEM AUXILIAR NA BUSCA PELOS DOCUMENTOS DE SEUS ASCENDENTES :(antepassados)
http://www.mj.gov.br
Arquivo Nacional - Rio de Janeiro - Guarda documentos antigos do governo federal - das polícias de fronteira - no caso: desembarque de estrangeiros nos portos e processos de naturalização.
http://www.arquivonacional.gov.br
Museu do Imigrante - para aqueles que desembarcaram no Porto de Santos - SP - o Memorial do Imigrante, guarda a ficha de registro dos imigrantes que passaram pela quarentena na hospedaria do imigrante - antes de seguirem para as fazendas de café no interior paulista.
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
http://www.sp.gov.br
http://www.projetoimigrantes.com.br
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Como vinheram parar no Brasil???
Patronímico originário do nome GIACOMO (Thiago), que origina GIACOMINO (Thiaguinho), e enfim, GIACOMINI (os descendentes de Giacomino). Os primeiros “Giacomini” desembarcaram no Brasil no final do séc. XIX, vindos da Itália, com a finalidade de colonizar o sul do país. A grafia original era “Giacomini”, mas em meados do séc. XX, algumas famílias tiveram o nome alterado para "Jacomini" devido Giacomini ser italiano, para se naturalizarem no Brasil a grafia passou a ser Jacomini. Os jacomini-Giacomini são descendentes de uma única família Italiana, e ao virem para o Sul do país se espalharam por várias regiões. Enfim os Giacomini e os Jacomini espalhados pelo Brasil possuem um parentesco... Por mais distante que seja... "Mas nem à distância, nem o tempo, extinguem os laços fraternos".
O que significa Giacomini???
O sobrenome Giacomini é bastante difundido em todo centro-norte da Itália, todavia com baixíssima freqüência no sul e nas ilhas (Sicília e Sardenha).
O que queremos com o blog???
Vamos tentar levantar a historia, e demonstrar as dimensões deste sobrenome tão singular... Tão ímpar!
Queremos unir descendentes diretos e indiretos dessa grande família interessados em conhecer sua história familiar e genealógica ou que estejam buscando obter a dupla cidadania.
Pedimos a todos seguidores que postem suas duvidas e descobertas sobre esse sobre nome.
Sejam bem vindos.